O que é o Eurovision (Nota pra imprensa Brasileira)

Então, ano após ano eu tenho que acordar e ver matérias absurdas sobre o Eurovision na imprensa Brasileira. Eu não sei como essas pessoas tem a capacidade de cobrir um evento que eles não sabem nem ao menos o que é. Então vamos lá, este ano decidi me posicionar e explicar para o público Brasileiro (que não são meus alunos, porque eles sabem tudo sobre o concurso, Eurovision Week baby) o que é o Eurovision. 

Iu

O Eurovision foi criado há 65 anos (vista que estou escrevendo em 2021), depois da segunda guerra mundial, onde a Europa se encontrava extremamente dividida. Daí o concurso foi criado para poder unir essas nações. Até hoje esse sentimento prevalece, tanto é que tem País que não participa porque tem pensamentos que se divergem desta mensagem. União significa aceitar a diferença e diversidade que cada um tem. Dito isso, cada País envia um representante, eles competem entre si em duas semi-finais e uma grand final. Quem ganhar vai sediar no ano seguinte e assim vai. Basicamente é isso, não quero escrever um TCC aqui, acabei de acordar depois do Eurovision de ontem e ainda nem tomei café. 

Iu

Todos os Países que fazem parte da EBU (European Broadcasting Union: União de transmissão Européia), podem participar. Australia não é na Europa, mas faz parte da EBU, ou seja, eles têm TV Européia lá. Em 2015 eles foram convidados e em 2018 se fixaram participantes. A audiência na Australia era gigantesca e o concurso passa ás 6 da manhã lá, se não me engano.

O Eurovision é um concurso de música. Ponto. Pop é uma categoria, assim como rock, clássico e country. Você vai encontrar de tudo nele, variantes e outras mais. Não é apenas pop, nem apenas baladas. Me dá uma agonia quando vejo em jornal “Concurso de música pop”, segura minha garrafa aqui, segura aeee. 

Iu

Lembra da diversidade? Pronto. A diversidade de culturas e línguas é a mágica do Eurovision. Em 2021 o TOP5 foi feito por Países que cantaram em suas vozes originais. Na maioria das vezes o Inglês predomina? Sim, mas mas não significa qualidade. O povo ama ouvir uma música em outra língua e se emocionar, rir, se divertir com ela. Com isso já puxo o gancho pra isso: Música é sentimento. Logo, no eurovision você vai achar canções engraçadas (que nem mamonas assassinas, sabe? só que tem uns que são BEM mais elevados, haha), canções dramáticas e canções épicas. Você pode rir com uma canção sim. Todo o ano eu espero pelo brega do ano e o humor do ano, porque eu amo, pra mim música não é linear, é que nem um livro ou um filme, pode me proporcionar uma extensão de sentimentos. 

Iu

Eu fico arretado quando chega jornalzinho pop da internet e bota pra lascar no humor do ano, tipo, entende onde tu tá pisado antes de falar. *rolleyes*

Iu

Ninguém gosta do Reino Unido. Fato. hahaha. Se você for se basear no U.K pra pegar informação, vai se lascar também. O U.K é o País que mais dá audiência, mas faz anooooos que eles não ganham. Porque? Atitude, política e música também, seguir estilinho pop Americano sem autenticidade não vai te fazer ganhar. É divertido? É, mas não é um ganhador. Os Britânicos assistem reclamando. Não sabe perder? Não vai ganhar. Tem o Brexit e afins, também, mas a politicagem não chega a ser tão absurda. O motivo principal que eles não ganham desde 1997 é porque eles não conseguiram ser os melhores. 

Iu

No final, o eurovision é pra se divertir, conhecer novos artistas, postar a foto da festa e tudo mais. Olha a minha festa como foi lusho. haha.

Então quer escrever sobre o concurso? Massa, saiba DO QUE você está falando antes de escrever. E qualquer coisa me liga, hon. Sei escrever melhor que muita gente aí. Um grande abraço e hoje DOZE PONTOS VAI PRA…. ITALY! woot woot. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s