Eu não tenho NENHUM perfil em nenhuma rede social, mas aí como sobrevivo? Bem, a melhor coisa que fiz na minha vida foi excluir twitter, instagram e facebook. Eu socializo melhor e me conheço melhor, minha qualidade melhorou bastante. Mas vamos ver exatamente como eu lido com isso e se eu de fato sinto falta (não).

O que aconteceu com os amigos?
Amigos de verdade nunca nos deixam, com ou sem redes sociais. O maior filtro de amizades que tiver veio quando deletei tudo. Podemos dizer que de 50 amigos, apenas 4 ou 5 manteram contato, os outros simplesmente falaram “até mais”. Rede social não define ninguém, e se um amigo seu diz que só vai falar com você se você tiver Instagram, sinta-se privilegiado de ter deixado ele para trás. Amigo de verdade não tenta lhe mudar, mas te aceita do jeito que você é.
E as informações?
Você não precisa de redes sociais para saber o que acontece no mundo. Tenho um app de RSS no tablet, onde sigo os sites que mais gosto e me atualizo do mundo. Deixar as redes sociais fez-me acostumar a simplesmente fazer os comentários na minha cabeça e compartilhar apenas comigo mesmo. Logo não sinto essa vontade extrema de comentar algo sobre alguma notícia. Eu posso até comentar, mas mais tarde com os amigos em uma mesa de bar.
Você não se sente sozinho?
Não, me sinto bem comigo mesmo e aproveito como posso o tempo sozinho. Redes sociais foram feitas para você se viciar e passar a maior quantidade de tempo lá. São aplicativos feitos para manipular, e agora que não sou mais uma marionete do Mark Zuckerberg ou qualquer outro magnata, aproveito muito mais meu dia e meu ser.
Redes sociais são toxicas e eu nunca gostei delas. Tem quem goste e aprecie, mas não sou desses. Sou a favor da descoberta ao vivo, da conversa ao vivo e do compartilhar ao vivo. Me chame de nostálgico, mas sou muito feliz assim.