Voltei a mania de escutar podcasts. Sempre gostei do formato e acho bem conveniente. Agora vamos aos meus preferidos no momento.
- Santíssima trindade das perucas.
- Ficha criminal
Simplesmente AMO as meninas da STDP, estou escutando basicamente todos os dias. O problema é que elas vão ser exclusivas Spotify (ver opinião abaixo).
O ficha criminal analisa e mostra os crimes mais famosos da história do Brasil, é muito interessante e informativo.

O spotify está pegando todos os podcasters e levando para plataforma deles, isso pra mim é um horror porque escuto podcasts apenas pelo Apple Podscasts. Mas porque isso está acontecendo?
O Apple Podcast basicamente criou o mercado de podcasts, o iPod já vinha com uma seção para podcasts e o aplicativo de podcasts era rico e era (na verdade ainda é) considerado o melhor agregador de podcasts que existe.
O que o Spotify quer é pegar os clientes de outras plataformas (incluindo o Apple Podcast) e atraí-los para a plataforma deles, assim eles podem ganhar possíveis assinantes. O podcast dos “filhos da grávida de Taubaté” já foi pro Spotify, e com isso levou todos os episódios já gravados. Muitos fãns e ouvintes não gostaram disso, incluindo eu. Mas o que o pessoal dos podcasts não entendem, é que quem acompanha podcasts pela Apple, não vai deixar a Apple pra escutar no Spotify (ao menos os que assinam Apple Music e se mantém dentro do eco-system). Eles perdem fãns? Sim. Mas também não é essa quantidade enorme – comparado a outras plataformas.
Então é isso. Escutarei os podcasts que estão dentro do Apple Podcast e pronto. Ficou exclusivo Spotify? Massa, parabéns, boa sorte. Daqui eu não saio, até mais tarde.